A chamada “lei do silêncio” imposta pelo crime organizado em comunidades do Rio de Janeiro entrou no centro do debate durante entrevista concedida ao programa Direto da Redação pelo delegado da Polícia Civil Felipe Curi, ex-secretário de Polícia Civil do Estado.
Ao abordar a presença de referências ao universo do crime em determinados conteúdos culturais, Curi questionou por que artistas associados ao que classificou como “narcocultura” não se manifestariam com a mesma intensidade sobre situações vividas diariamente por moradores de áreas dominadas por grupos criminosos.
Entre os problemas citados pelo delegado estão cobranças consideradas abusivas, intimidações, assédio e diferentes formas de controle exercidas sobre moradores e comerciantes.
As declarações refletem a avaliação do entrevistado e não significam que artistas mencionados genericamente no debate mantenham vínculos com organizações criminosas.
“Lei do silêncio” entra no debate
Durante a entrevista, Curi chamou atenção para o ambiente de medo que, segundo ele, pode impedir moradores de denunciarem abusos cometidos por integrantes de grupos armados.
A expressão “lei do silêncio” costuma ser utilizada para descrever situações em que moradores evitam prestar informações às autoridades ou denunciar crimes por receio de represálias.
Para o delegado, esse cenário precisa fazer parte da discussão pública quando manifestações artísticas, comportamentos ou conteúdos difundidos nas redes sociais passam a ser investigados por possível relação com organizações criminosas.
Curi defende investigação sem confundir com censura
Outro ponto levantado pelo ex-secretário foi a discussão sobre os limites entre liberdade artística e investigação policial.
Na avaliação de Felipe Curi, apurar eventuais relações entre determinados indivíduos e facções criminosas não representa, por si só, tentativa de censurar manifestações culturais.
Segundo ele, uma investigação deve buscar esclarecer se existe influência ou participação efetiva de organizações criminosas em determinados ambientes, sem que isso signifique criminalizar estilos musicais, expressões culturais ou artistas de maneira generalizada.
A existência de uma investigação também não implica culpa. Qualquer eventual responsabilização depende da apresentação de provas e da análise das autoridades competentes.
Debate sobre crime organizado e cultura
O tema ganhou espaço nos últimos anos diante da expansão das redes sociais e da popularização de conteúdos que retratam armas, tráfico de drogas, facções e símbolos associados ao crime organizado.
Para Curi, é necessário diferenciar manifestações artísticas da eventual utilização da cultura como instrumento de promoção, financiamento ou fortalecimento de organizações criminosas.
O delegado também argumentou que o debate deveria incluir de maneira mais ampla os impactos provocados pelo domínio territorial de grupos armados sobre a população das comunidades.
Segundo ele, moradores convivem com limitações que podem envolver desde restrições à circulação até cobranças clandestinas e interferências em atividades econômicas e na rotina das famílias.
Liberdade artística e investigação
A discussão coloca frente a frente dois princípios importantes: a proteção à liberdade de expressão e o dever do Estado de investigar possíveis práticas criminosas.
Especialistas em direito costumam diferenciar conteúdos protegidos pela liberdade artística de situações em que existem indícios concretos de participação, financiamento, colaboração ou apologia relacionada a atividades ilícitas.
Curi sustentou, durante a entrevista, que é justamente essa distinção que deve orientar o trabalho policial.
Para o ex-secretário, impedir previamente uma manifestação artística seria uma questão distinta de investigar fatos, relações financeiras ou possíveis conexões com organizações criminosas quando existirem elementos que justifiquem a apuração.
Discussão deve continuar
As declarações de Felipe Curi colocam novamente em evidência uma discussão complexa sobre segurança pública, liberdade cultural e a influência exercida pelo crime organizado em territórios vulneráveis.
O delegado defende que o debate não se limite ao conteúdo produzido por artistas, mas também considere a realidade das pessoas que vivem em regiões onde facções ou outros grupos criminosos exercem controle territorial.
A entrevista completa foi concedida ao Direto da Redação.
*Compartilhe este conteúdo do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.










