Um projeto de lei aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo tem provocado debate jurídico e político ao propor restrições à participação de crianças e adolescentes em eventos relacionados à pauta LGBTQIA+, incluindo a Parada do Orgulho LGBTQIA+.
A proposta ainda precisa ser votada em segundo turno antes de eventual envio para sanção ou arquivamento.
A medida tem sido alvo de críticas de especialistas em direitos da criança e do adolescente, que apontam possíveis inconstitucionalidades.
Para o advogado Ariel de Castro Alves, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB, o texto viola princípios constitucionais ao estabelecer restrições específicas a determinados eventos públicos.
Segundo o jurista, a Constituição Federal garante igualdade de direitos, liberdade de participação cultural e direito de reunião, inclusive para crianças e adolescentes quando acompanhados por responsáveis.
Ele argumenta que eventos como a Parada do Orgulho LGBTQIA+ possuem natureza cultural, política e turística, integrando o calendário oficial da cidade, o que reforçaria o direito de acesso sem discriminação.
Ariel de Castro Alves também afirma que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura direitos fundamentais como liberdade, convivência comunitária e participação social.
Na avaliação dele, a proposta poderia restringir indevidamente esses direitos ao direcionar limitações a um tipo específico de evento, sem medidas equivalentes aplicadas a outras manifestações públicas.
O especialista ressalta que a proteção de crianças e adolescentes deve ser garantida por meio de regras de organização e segurança, e não por proibição generalizada.
Ele defende que menores de 14 anos não participem desacompanhados, mas afirma que a presença de responsáveis deve ser respeitada. Como exemplo, cita a existência de áreas familiares em edições da Parada do Orgulho LGBTQIA+, que poderiam ser ampliadas.
Por outro lado, defensores do projeto argumentam que a proposta busca proteger crianças e adolescentes de conteúdos considerados inadequados e garantir que famílias possam optar por ambientes mais controlados e fechados. O texto também menciona o direito dos responsáveis de escolherem a exposição dos menores a determinados tipos de evento.
A discussão também ocorre no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), onde ações semelhantes questionam legislações estaduais sobre o tema.
Um caso envolvendo norma do estado do Amazonas está sob relatoria do ministro Gilmar Mendes e já teve manifestações de ministros pela inconstitucionalidade, indicando entendimento em análise na Corte.
Enquanto o debate avança nas esferas jurídica e política, o projeto em São Paulo segue em tramitação e deverá passar por nova votação antes de uma decisão final.
*Compartilhe este conteúdo do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.











