A ministra Carmén Lúcia, integrante do Supremo Tribunal Federal, defendeu neste sábado (29) que a sociedade brasileira deve se engajar permanentemente na proteção das instituições democráticas. Durante conferência no Rio de Janeiro, a magistrada utilizou uma metáfora botânica para caracterizar os riscos autoritários: “A erva daninha da ditadura, quando não é cuidada e retirada, toma conta do ambiente”.
O pronunciamento ocorreu na 1ª Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa, evento que reúne intelectuais para debater temas de relevância nacional em espaço cultural. Carmén Lúcia enfatizou que democracia não representa conquista permanente, mas experiência que demanda reconstrução cotidiana.
“Democracia é uma experiência de vida que se escolhe, que se constrói, que se elabora. E a vida com democracia se faz todo dia”, declarou a ministra durante a conferência Literatura e Democracia.
A fala da magistrada ganha relevância num momento de avaliação institucional das tentativas golpistas. Dias antes do evento cultural, o STF determinou o início do cumprimento de penas para condenados pela trama que visava impedir a posse presidencial em 2023. O grupo, conhecido como Núcleo 1, inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alta patente.
Carmén Lúcia abordou a gravidade dos documentos encontrados nas investigações, que continham planos para eliminar autoridades do Poder Executivo e Judiciário. A ministra destacou a contradição entre quem questiona a relevância de julgar “apenas uma tentativa” de golpe: “Se tivessem dado golpe, eu estava na prisão, não poderia nem estar aqui julgando”.
A magistrada também interpretou o significado político dos termos usados nos documentos golpistas. Quando se referia à “neutralização” de ministros, explicou que o vocábulo não significava simples desacordo institucional, mas eliminação física: “Neutralizar não era harmonizar o rosto, para impedir que apareçam rugas. Neutralizar é nem poder ter rugas, porque mata a pessoa antes, ainda jovem”.
Cultura como espaço de fortalecimento democrático
A escolha pela Fundação Casa de Rui Barbosa para este debate não foi casual. Carmén Lúcia ressaltou a coerência histórica do local, onde funciona a instituição que leva o nome do jurista que enfrentou perseguições e exílio ao defender direitos fundamentais. Para a ministra, ambientes culturais amplificam discussões que frequentemente permanecem circunscritas aos círculos jurídicos e políticos.
“Este não é um espaço exclusivamente de debates da esfera política formal. Aqui é um espaço que permite que a sociedade se reúna, debata, reflita. E daqui podem sair propostas para que pensemos a democracia como modelo de vida”, ressaltou.
A Festa Literária, que segue até domingo, conta com participação de escritores indígenas de projeção nacional, como Daniel Munduruku e Márcia Kambeba, reforçando a pluralidade de vozes no debate democrático.
O desfecho das condenações
Os sete réus do Núcleo 1 iniciaram o cumprimento de pena na terça-feira (25), após decisão da Primeira Turma do STF. A condenação, proferida em 11 de setembro por quatro votos contra um, responsabilizou os acusados por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Os condenados também receberam oito anos de inelegibilidade.
*Compartilhe esta notícia do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.












