Uma reconstrução digital está permitindo imaginar como poderia ser o rosto de um dos primeiros representantes conhecidos da nossa espécie. O trabalho, liderado pelo brasileiro Cicero Moraes, recriou virtualmente as características faciais associadas aos fósseis de Jebel Irhoud, no Marrocos, com idade estimada em cerca de 315 mil anos.
O estudo foi publicado em 13 de setembro de 2026 na revista científica Heritage e utilizou técnicas de aproximação facial forense para produzir uma representação tridimensional baseada na estrutura óssea preservada no sítio arqueológico.
Apesar de a reconstrução ser frequentemente associada ao fóssil Irhoud 1, há um detalhe importante: o modelo utilizado pelos pesquisadores é um crânio composto. Ele tem como principal referência estrutural o Irhoud 1, mas também incorpora partes de outros fósseis encontrados na mesma camada arqueológica. Por isso, a imagem não representa necessariamente o rosto de um único indivíduo.
Fóssil ajudou a mudar a história da nossa espécie
O sítio de Jebel Irhoud começou a ser escavado no Marrocos na década de 1960. Inicialmente, os fósseis encontrados no local chegaram a ser interpretados como uma possível população africana relacionada aos neandertais.
Com novas análises anatômicas e avanços nos métodos de datação, essa interpretação mudou. Estudos publicados em 2017 passaram a classificar os fósseis de Jebel Irhoud como Homo sapiens e estimaram sua idade em aproximadamente 315 mil anos, colocando-os entre os registros mais antigos conhecidos da nossa espécie.

Moraes C, Varotto E, Habicht ME, Galassi FM, Moura L, Abdullah JY. Heritage. 2026; 9(9):369
Como o rosto foi reconstruído
Para elaborar a aproximação facial, os pesquisadores trabalharam digitalmente com um crânio composto formado a partir de fósseis da chamada Camada 7 de Jebel Irhoud. A estrutura é predominantemente baseada no Irhoud 1, enquanto outras partes foram complementadas com restos de diferentes indivíduos encontrados no mesmo depósito.
A equipe aplicou métodos utilizados em reconstruções faciais forenses, combinando projeções anatômicas e uma técnica de deformação anatômica controlada. O objetivo foi estimar a distribuição dos tecidos moles sobre a estrutura óssea e chegar a uma representação anatomicamente coerente.
O estudo produziu duas versões da reconstrução. A primeira, em escala de cinza, foi desenvolvida com foco científico e na correspondência entre os ossos e as estruturas faciais. A segunda recebeu tratamento artístico, acrescentando elementos como pele e pelos faciais para facilitar a visualização do resultado.
Imagem não é uma fotografia do passado
Mesmo com o uso de técnicas digitais e dados anatômicos, a reconstrução não deve ser entendida como uma reprodução exata da aparência de uma pessoa que viveu há 315 mil anos.
Alguns aspectos não podem ser determinados diretamente a partir dos fósseis. A versão colorida, por exemplo, envolve escolhas artísticas relacionadas à pigmentação da pele e aos pelos, enquanto a reconstrução científica se concentra principalmente naquilo que pode ser sustentado pela anatomia craniana.
Outro ponto importante é justamente a utilização de um crânio composto. Como diferentes elementos pertencem a fósseis distintos, a representação deve ser vista como uma aproximação das características faciais possíveis dos humanos de Jebel Irhoud, e não como um retrato individual.
Ainda assim, o trabalho oferece uma maneira visual de compreender melhor a anatomia dos primeiros Homo sapiens e mostra como ferramentas digitais podem ser aplicadas à paleoantropologia. A pesquisa também destaca o uso de softwares de acesso aberto e métodos que podem ser reproduzidos em outros estudos.
*Compartilhe este conteúdo do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Estado do Rio.












