A infância é o tempo de aprender. E não apenas a ler, escrever ou contar. É o momento de aprender os códigos sociais: esperar a vez, entender limites, lidar com frustrações, regular emoções. Mas nenhuma criança nasce sabendo disso — é preciso tempo, repetição e acolhimento.
O problema é que, hoje, muitos adultos não têm tolerância para esse processo. Não suportam o choro, a agitação, a desorganização emocional que são típicas da infância. E, diante do comportamento infantil, se frustram — e reagem de uma forma que não ensina nada. Muito pelo contrário: perdem a paciência, gritam, punem sem diálogo. É o famoso “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Mas a criança aprende muito mais pelo exemplo do que pelo discurso. Se o adulto perde o controle, o que ele está ensinando sobre controle emocional? Se reage com irritação à frustração da criança, o que está mostrando sobre como lidar com os próprios limites?
Criança sadia fala alto, faz birra, pergunta demais, se distrai, se frustra. Isso não é sinal de transtorno — é sinal de desenvolvimento. Claro que transtornos como TDAH infantil e autismo na infância existem, e devem ser reconhecidos com responsabilidade. Mas a infância não pode ser patologizada só porque incomoda ou exige de nós mais presença e paciência.
É nosso papel ensinar. Ensinar a esperar, a respeitar, a lidar com os próprios sentimentos. Mas também é nosso papel permitir. Permitir que a criança seja criança. Que ela viva a infância com liberdade e limites, com barulho, movimento, curiosidade e emoção.
Infância não é o tempo de estar pronto. É o tempo de aprender. E para isso, o que as crianças mais precisam é de adultos que saibam conduzir — não controlar. Acolher — não rotular. Ensinar com o que fazem, e não apenas com o que dizem.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta notícia do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.












